Como utilizar o WI-FI do laptop CCE W55 no Ubuntu e a SIS 771/671

Finalmente resolvi o problema do Wi-Fi no laptop CCE W55 rodando Ubuntu 9.04. O bom é que a solução serve para vários notes da marca CCE e outras versões do Ubuntu. Inicialmente foi testado em outro note CCE usando a versão 8.10 e funcionou perfeitamente, isso se dá porque a maioria dos notes da CCE fazem uso da placa Wi-Fi RTL8187b. Agora vamos parar de conversa e vamos ao que interessa.

Inicialmente você vai precisar de duas coisas, o Modconf instalado e o Driver Wi-Fi escrito por Andrea Merello andreamrl(att)tiscali.it

Abra o terminal e digite:

# mkdir wifi

# cd wifi

# wget http://br.geocities.com/scsbsb/rtl8187b.tar.gz

# tar xfvz rtl8187b.tar.gz

# cd rtl8187B_linux_26.1039.1107.2008

# su sudo (de enter e digite a senha de root)

# make

# make install

# apt-get install modconf

# modconf

O modconf vai abrir. Vá até a pasta /kernel/drivers/net/wireless


Deixe todos os drives dentro dessa pasta com o sinal de (-)Menos, se algum tiver com sinal de (+)Mais é só clicar nele e desinstala-lo e ele fica com o sinal de (-)Menos.



Depois de deixar tudo com sinal de (-)Menos aperte a tecla ESC e procure a pasta /kernel/drivers/net/wireless/RTL81



Entre nela e deixe tudo com o sinal de (+)Mais. Para fazer isso rapidamente é só clicar em r8187 e instalar ele. Depois disso é só ir dando ESC até sair do modconf.



Renicie o sistema e pronto. Agora sua Wi-Fi está funcionando =D

OBS: Quando for atualizar o Ubuntu, tem que olhar se ele não está mandando atualização de drivers wi-fi. Se deixar ele instalar a atualização wi-fi, vai parar de funcionar e tem que fazer todo o procedimento de novo.

Essa dica do Wi-Fi foi dada pelo meu Prof. Dr. Marco Aurelio de Carvalho, da Universidade de Brasília -UnB

Para instalar a VGA SIS 771/671baixe um dos drivers abaixo.

Para quem usa o Ubuntu 8.10 baixa o driver aqui

Para quem usa o Ubuntu 9.04 baixa o driver aqui

Agora é só seguir a dica no Blog do Tiago Vaz Linux i Eu e usar o driver que você baixou em vez de usar o que ele colocou lá.

Página com todos os drivers SIS Aqui

21 comentários:

Anônimo

14 de maio de 2009 às 20:10

Sergio, meu ubuntu eh 9.04 meu notebook eh um CCE J74, mas sua dica nao deu certo, segui a risca, perdi o sistema, estou reinstalando denovo pois nao consegui recuperar meu xorg ao estado anterior... Me ajude por favor a solucionar o problema. Obrigado

Serginho

15 de maio de 2009 às 13:12

Oi Fábio,
Você mexeu em Xorg? Acho que nem citei nada a respeito disso no post. Depois de reinstalar o sistema deu certo?

Anônimo

15 de maio de 2009 às 19:01

Boa Noite Serginho...

Entao, oq eu fiz, formatei a maquina, instalei o Ubuntu 9.04 final, notebook da CCE J74, dpois, baixei o driver proprio pro Ubuntu 9.04 conforme estah no seu site. Ai dei o comando dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg, instalei o deb baixado, e editei o xorg.conf no /etc/X11 e colokei lah: Driver "sis671", exatamente do jeito q estah escrito, dpois disso, sai do gnome e ao reiniciar o X deu erro, ao num consegui arrumar mais, e tive q formatar e fazer tudu denovo. Ele aparece uma telinha branca com opcoes de recuperacao do Xorg, mas as opcoes disponiveis nao recuperam o X, a unica solucao foi a reinstalacao.
Quanto ao wireless, nuss tah perfeito aki funcionando certinho, segui seu tutorial... Mas falto o video mesmo...
Eskeci d algu?

Obrigado pela atencao

Unknown

1 de junho de 2009 às 08:25

Pois é, tenho um positivo com essa wireless, e meu ubuntu 9.04 só pega se eu estiver perto do AP. Já testei no ruindows e ele pega normalmente. Tentei esta dica aqui, mas no boot o ubuntu trava geral, só hard reset funciona.
Ainda estou sem opção e estou já chorando porque vou ter que deixar o ruindows para poder utilizar meu laptop...

Celso

17 de junho de 2009 às 21:25

Comprei um Wireless USB RTL8187B no Mercado Livre e não conseguia instalar no Ubuntu 9.04, apesar de vir com drivers no CD (mas é uma coisa pra experts). Segui essa dica e agora está 100%. Obrigado

Serginho

17 de junho de 2009 às 23:44

Quem bom que a galera está conseguindo resolver esse problema com a dica. Tem que tomar cuidado com as atulizações do Ubuntu às vezes ele atualiza o driver de WI-FI ai ele apaga esse nossoe temos que fazer tudo de novo para voltar a funcionar.
Abraço t+

Mandrake

22 de junho de 2009 às 21:17

Parabéns pelo pequeno e salvador tuto, segui suas dicas no meu noe cce e depois de tanta dor de cabeça .... voilá .... funcionou maravilhosamente Quanto ao video ainda nao me atrevi, o mundo do linux é novo para mim e ainda tenho um medo danado, ainda mais lendo os comentarios que alguns usuarios iveram que reinstalar tudo, qdo me aventurar nisto posto aqui o resultado. Um abraço -Cindy

Eng. Agr. Izabele Kruel

23 de junho de 2009 às 00:42

caro serginho... ao editar o modconf (/kernel/drivers/net/wireless/RTL81) aparece a seguinte mensagem ...Please enter any command-line arguments for the r8187 module. Many modules │
│ can autoprobe and do not require additional parameters. ,, depois disso aparece no terminal
..
Installing module r8187. If the device isn't there, or isn't configured correctly, this could cause your system to pause for up to a minute.

FATAL: Error inserting r8187 (/lib/modules/2.6.28-13-generic/kernel/drivers/net/wireless/RTL8187B/r8187.ko): Operation not permitted

Installation failed.

Please press ENTER when you are ready to continue.
..
..
segui todos os passos na hora de remover os pacotes e instalar .... a operação deu erro.... podes me indicar alguma coisa????... grato

Anônimo

20 de julho de 2009 às 22:42

Rapaz, segui o tutorial todo com respeito a placa wireless, e ficou a mesma coisa aqui em casa, fiz ping e os tempos deram o mesmo de antes, uma solução q deu certo foi diminuir a velocidade de 54M para 11M, com isso o alcance ficou maior. #iwconf wlan0 rate 11M fixed

Anônimo

21 de julho de 2009 às 10:18

rapaz aqui aparece a mesma coisa:
Installing module r8187. If the device isn't there, or isn't configured correctly, this could cause your system to pause for up to a minute.
mas instala sem bronca, o problema é que ao reiniciar o driver inicial é remarcado e o novo é desmarcado

Anônimo

21 de julho de 2009 às 11:15

Festas Barcelouca, faz o comando como root.
Serginho bicho, aqui em casa instalo e tal e da certo, so que qnd reinicio a máquina volta pro driver anterior, alguma solução a mais?

Anônimo

21 de julho de 2009 às 23:28

vcs tem que rodar o programa como root...

# sudo modconf

Unknown

22 de julho de 2009 às 09:29

depois de instalar o novo driver, para que o outro nao seja recarrega ao reiniciar o computador, façam :

# sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf

agora insira uma linha no final do arquivo com:

# blacklist rtl8187

pronto, pode reiniciar agora :D

Unknown

23 de julho de 2009 às 13:38

Ráááááá, Danilo agora deu certo, primeira de luxo, brigadão cara, falow!!

Vinicius Assef

30 de julho de 2009 às 11:39

Agora meu wireless não cai mais.

Parabéns pelo post. :-)

Edjostenes

23 de setembro de 2009 às 12:04

Muito bom post.
Agora o wireless esta funcionando normalmente.
Só pra constar meu notebook é um CCE W93.

Parabéns. :)

Unknown

26 de novembro de 2009 às 23:10

No ubuntu 9.10 não consegui instalar este driver. Alguém tem alguma solução?

Unknown

11 de dezembro de 2009 às 19:59

Lucas, estou com o mesmo problema no Ubuntu 9.10, resolvi o meu do Ubuntu 9.04 com a dica ai do amigo, mas essa nao funcionou na nova versão, está tudo instalado, menos o Wireless que só pega a menos de 2 mts de distancia... Se alguem souber como nos ajudar, ficarei grato.

Anônimo

21 de julho de 2011 às 23:44

Cara, genial. Ainda bem que o espírito livre do Linux se espalha e tem gente paciente e disposta a ajudar os outros.

Usando seu tutorial eu consegui instalar os drivers da minha placa de rede.

Valeu mesmo.

Força ai, camarada!

Serginho

22 de julho de 2011 às 18:53

QUe bom que o tutorial pode ser útil.
Abração

Hussein

7 de janeiro de 2012 às 00:17

Ola, Não estou conseguindo instalar no meu notebook CCE W55 com Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot
da o seguinte diagnostico:


root@hussein-laptop:/home/hussein# mkdir
root@hussein-laptop:/home/hussein# cd wifi
root@hussein-laptop:/home/hussein/wifi# wget http://br.geocities.com/scsbsb/rtl8187b.tar.gz
--2012-01-07 00:03:49-- http://br.geocities.com/scsbsb/rtl8187b.tar.gz
Resolvendo br.geocities.com... 98.137.46.72
Conectando-se a br.geocities.com|98.137.46.72|:80... conectado.
A requisição HTTP foi enviada, aguardando resposta... 410 Gone
2012-01-07 00:03:49 ERRO 410: Gone.


e dai não vai mais, que puder me ajudar agradeço desde ja,,,,,